Plano Municipal de Saúde 2026-2029: diretrizes, desafios e perspectivas. Este foi o tema central da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na tarde de terça-feira (10/6). Autoridades do Executivo e do Legislativo, representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e servidores da área da saúde participaram do evento.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Delmar Albuquerque, afirmou que a conferência é um momento importante para discutir temas e necessidades do setor, além de traçar metas para o próximo quadriênio.
O secretário municipal de Saúde, Luciano Garcia, também enfatizou a relevância dos debates com o objetivo de aprimorar a assistência e os serviços ofertados à população de Coronel Bicaco.
O coordenador-adjunto da 15ª CRS, Ademar Barcelos, lembrou do trabalho dos agentes que efetuam as visitas domiciliares, levando informações para conscientização e prevenção de doenças.
O prefeito Arleu Valadar Machado reiterou que a demanda na saúde é muito grande e que o Município tem investido quase 25% do orçamento no setor. Ele acrescentou que as decisões tomadas na conferência ajudam tornar as ações na saúde mais eficazes, pois o cidadão precisa ser bem atendido.
O tema central foi ampliado durante a palestra da Analista em Saúde da 15ª CRS, Andiara Cossetin. Na sequência, ocorreu a composição de grupos para discussão dos quatro eixos temáticos: atenção primária em saúde como base para a promoção da saúde integral; qualidade e acesso a serviços especializados - atenção de média e alta complexidade; vigilância em saúde e assistência farmacêutica.
Após os debates, o relator de cada grupo apresentou as sugestões selecionadas. As propostas aprovadas serão incluídas no Plano Municipal de Saúde 2026-2029.





